Buscar
  • agenda2030varginha

AGENDA 2030 - Projeto Doidos e Varridos / CDCA

Atualizado: 17 de Dez de 2018

O Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), é uma entidade de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e participa da AGENDA 2030.

O projeto se justifica pois trabalhar com o eixo sustentável e partir da curiosidade e da vontade das nossas crianças e adolescentes em transformar o local onde vivem, não somente traz benefícios momentâneos para a comunidade, mas acredita-se que essa “semente”, o ensinamento, plantado neles gerarão frutos para o bairro e para a nossa cidade. O espaço faz parte das imediações do Parque Florestal São Francisco de Assis, acredita-se também, que esta ação poderá conscientizar a população em relação ao parque que faz parte da comunidade.

O eixo motivador do nosso projeto se deu pela intercomplementação das oficinas. Na oficina de Música, o instrutor produziu uma canção com as crianças sobre queimadas. Nas oficinas de Reforço e Filosofia para Crianças, foram trabalhados temas relacionados a ecologia e respeito ao meio ambiente que cuminou na caminhada ecológica, relacionando todas as oficinas e foi fundamental para iniciarmos o este projeto, pois os próprios alunos se motivaram a transformar o espaço, verificou-se a curiosidade e a participação deles em encontrar pontos onde há alteração humana no espaço em que utilizamos e também para pensar em como reverter a situação, como por exemplo, fazer placas indicativas e fixa-las na local e conscientizar a população.

Foram encontrados diversos tipos de lixo despejados pela população e até um animal em decomposição no local utilizado para as atividades ao ar livre da unidade.

O nosso objetivo enquanto unidade de educação não escolar é revitalizar o espaço, oferecer um local limpo e um ambiente agradável para as nossas crianças e adolescentes e para a comunidade.

A ações para revitalizar os espaços iniciaram com as atividades de conscientização nas oficinas, porém outras estão programadas para dar continuidade ao projeto, essas ações foram motivadas pelos alunos como a caminhada no bairro para conscientização da população através de panfletos e abordagens, além disso pretende-se afixar placas informativas com frases sobre a conservação do espaço que serão confeccionadas pelos alunos e será idealizada uma música sobre o tema Queimadas.

No local, pretende-se fazer a calçada, colocar lixeiras grandes, pintar uma área recreativa e de esportes de acordo com o projeto em anexo.



10 visualizações