Buscar
  • agenda2030varginha

Lançamento da Agenda 2030 em Varginha

Atualizado: 13 de Dez de 2018




Ontem, dia 24/10/2018, às 9h, no Teatro Mestrinho, aconteceu o lançamento do Programa “Agenda 2030 - Formando Pequenos Pesquisadores na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”, que está sendo implantado em toda a Rede Municipal de Ensino de Varginha, através de um processo metodológico-pedagógico, participativo e permanente. Varginha sai na frente ao alinhar os ODS ao seu currículo e ao preparar seus profissionais da Educação para a implementação desse programa inovador em toda a rede.

A Agenda 2030 contém um conjunto de 17 ODS, ou seja, 17 objetivos para o

desenvolvimento sustentável do nosso planeta, uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos, numa jornada coletiva para um 2030 sustentável. As ações deste plano buscam a erradicação da pobreza, a proteção do planeta e a garantia para que as pessoas alcancem, através de medidas ousadas e transformadoras, a paz e a prosperidade planetárias.


Estavam presentes os alunos dos Cemeis e Escolas de Educação Infantil da rede municipal e suas famílias, os profissionais de Educação das instituições escolares, toda equipe pedagógica da SEDUC, vereadores, secretários municipais, e outras autoridades, entre elas o prefeito municipal de Varginha, o Sr. Antônio Silva e o presidente da Câmara Municipal de Varginha, o Sr. Leonardo Vinhas Ciacci.

O evento teve início com a apresentação do Hino Nacional feita pela Orquestra do CDCA II, conduzidos pelo Mestre Claudião e pelo Grupo Vozes do CDCA III, conduzidos pelo instrutor de música Jota Junior, os quais cativaram toda a plateia com um show de vozes e instrumentação musical.

Logo depois a Secretária Municipal de Educação, Rosana Carvalho, fez uso da palavra, agradecendo a presença de todos e discorrendo sobre a importância deste programa, que irá atingir a todas comunidades escolares e seus entornos. O prefeito Antônio Silva também colocou a relevância desse trabalho e agradeceu o empenho de todos para a realização do programa, que atingirá a tantas pessoas, através de nossos agentes mirins dentro das escolas.


Foram apresentados também o vídeo de lançamento do programa e o site que divulgará as ações feitas para a sua implementação.

A cerimônia da Mística foi um momento encantador que sensibilizou a todos os presentes e formalizou o compromisso assumido pelos Cemeis e Escolas participantes do programa F.P.P.E.I – Formando Pequenos Pesquisadores na Educação Infantil. Foi feita a leitura do tratado que destacou a importância do comprometimento com o trabalho a ser realizado em todas as instituições escolares. Depois ao som da música o Sal da Terra, houve o cortejo de entrada das crianças caracterizadas com trajes alusivos ao Meio Ambiente, que se tornaram, junto com os representantes das escolas, signatários desse compromisso, e assim através das assinaturas, selou-se o compromisso para a implementação da Agenda 2030.

Ao final, foi feita a palestra magna pelo Professor Valentim Calenzani sobre o tema “Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, onde sensibilizou a todos quanto a importância da Educação como eixo central para o cumprimento dos 17 ODS.


A Secretaria Municipal de Educação agradece a parceria de todos os envolvidos no Programa “Agenda 2030 - Formando Pequenos Pesquisadores na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”: • HERING STORE/FILIAL VARGINHA • CDCA – CENTRO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE • CÂMARA MUNICIPAL DE VARGINHA • W – OUTDOOR • PROGRAMA CULTIVANDO ÁGUA BOA • PUBLIC VÍDEO – PRODUTORA AUDIVISUAL • TORREFAÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE CAFÉ TERRA DO REI • SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE • SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO • ASSOCIAÇÃO DOS CAFEICULTORES DOS MARTINS.

Texto: Solange Conde/SEDUC - Varginha/MG






A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação conta com o apoio da Câmara Municipal de Varginha e já conta com algumas ações que são desenvolvidas na Educação Infantil e tem como proposta desenvolver projetos educacionais que visem formar cidadãos conscientes em prol de um futuro melhor.


O Presidente da Câmara Leonardo Ciacci e os vereadores Dr. Alencar Faleiros e Dudu Ottoni participaram da solenidade de abertura. O evento contou ainda com a presença do Prefeito Municipal Antônio Silva, de secretários municipais, do assessor técnico da Câmara de Varginha Lourival Oliveira, autoridades militares, civis, diretores, professores, pais e alunos.


O presidente da Câmara, vereador Leonardo Ciacci destacou que é muito significativo para a Câmara fazer parte e contribuir com esse projeto de educação extremamente importante para a educação de Varginha. “Quero parabenizar todos os envolvidos nesse trabalho e externar nossa alegria em participar do Projeto Agenda 2030. Trabalhando com as crianças no presente estamos formando cidadãos mais engajados e conscientes no futuro”, enfatizou.



45 visualizações