Buscar
  • agenda2030varginha

OS 17 ODS DA AGENDA 2030, TEMÁTICA DO DESFILE DE ANIVERSÁRIO DE VARGINHA MG

Atualizado: 7 de Nov de 2019





Nesta segunda-feira, dia 07 de outubro de 2019, na Concha Acústica, foram comemorados os 137 anos de emancipação político-administrativa do nosso município, através do Evento Cívico “Viva Nossa Varginha”, que contou com a presença de diversas autoridades, convidados e munícipes. Ao longo de sua história, Varginha se fez motivo de orgulho para Minas Gerais e para o Brasil, e com isso se mantém firme rumo a um desenvolvimento justo e igualitário, onde a preocupação com a vida sustentável no planeta é prioridade.

Estiveram presentes à solenidade, o Sr. Antônio Silva, Prefeito de Varginha; o Sr. Vérdi Lúcio Melo, Vice-Prefeito de Varginha; o Sr. Eduardo Benedito Ottoni Filho, Presidente da Câmara Municipal; o Comandante Do 24º Batalhão da Polícia Militar, Ten. Coronel Marcos Serpa De Oliveira; o Capitão Flávio José da Costa e Tenente Lombardi, do 24º BPM/MG; o Comandante Do 9º Batalhão de Bombeiro Militar de Minas Gerais, Tenente Coronel Júlio César Toffoli; o Diretor da Guarda Civil Municipal de Varginha, Orivaldo Mendonça Machado; a Sra. Rosana Aparecida Carvalho, Secretaria Municipal de Educação; o Sr. Mário Terra, Secretário de Saúde; o Sr. Barry Charles, Secretário Municipal de Turismo; o Sr. Henrique Lemes Tavares, Secretário Municipal de Esportes; o Sr. Lindon Lopes da Silva, Diretor Superintendente da Fundação Cultural de Varginha; a Sra. Elaine Cristina Biancasteli Amarante, Diretora do Departamento Geral de Ensino da Secretaria de Educação, entre outros ilustres convidados.


A cerimônia iniciou-se com a execução do Hino Nacional Brasileiro, apresentado pela Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, sob a regência do 1º tenente PM Emerson Sebastião De Oliveira.


Em seguida o Hino de Varginha foi interpretado pela Banda Marcial Mirim Geração CDCA, com o acompanhamento do Coral Mirim e Grupo Vozes do CDCA II e III, sob a regência do Maestro Cláudio dos Reis Reinaldo, Mestre Claudião.


O Desfile Cívico-Militar, preparado com muito carinho, aconteceu ao som da Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar De Minas Gerais/Lavras, que foi aberto com as presenças do Tiro De Guerra 04-034, do 24º Batalhão De Polícia Militar de Minas Gerais, do 9º Batalhão Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Pelotão da Guarda Civil Municipal de Varginha, onde foram apresentadas parte das tropas e frotas de veículos utilizadas nos serviços de resgate e proteção, em prol da população.


Logo após houve o Desfile Cívico-Escolar da Rede Municipal de Ensino, com o lema “Educação por uma Varginha Sustentável”, que apresentou as ações desenvolvidas em suas Escolas e CEMEIs no Programa Agenda 2030, no ano de 2019. A comissão de frente, composta por alunos das escolas municipais do campo, veio representando os 17 Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS) que incorporam as dimensões do desenvolvimento sustentável e que vêm sendo trabalhadas em toda a rede municipal.


Os 17 ODS apresentados foram:


1. Erradicação da pobreza

2. Fome zero

3. Boa saúde e bem estar

4. Educação de qualidade

5. Igualdade de gênero

6. Água limpa e saneamento

7. Energia acessível e limpa

8. Emprego digno e crescimento econômico

9. Indústria, inovação e infraestrutura

10. Redução das desigualdades

11. Cidades e comunidades sustentáveis

12. Consumo e produção responsáveis

13. Combate às alterações climáticas

14. Vida debaixo d’água

15. Vida sobre a terra

16. Paz, justiça e instituições fortes

17. Parceria em prol das metas


As escolas da Rede Estadual também se fizeram presentes, com a participação de dez instituições, que se apresentaram com temas alusivos à preservação do meio ambiente e sustentabilidade.


Participou também a SEMEL – Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que trouxe alunos e professores representantes de várias modalidades esportivas, de escolinhas de iniciação e aperfeiçoamento ao esporte e da Academia de Rua.


O encerramento do desfile foi feito pelos alunos do Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente – CDCA, que desenvolve um programa social que atende crianças e adolescentes de Varginha.


A Banda Marcial Mirim CDCA II apresentou-se com 50 crianças sob a regência do maestro Cláudio Dos Reis Reynaldo e coreografia da instrutora Elaine Leal.


Foram também oferecidos serviços gratuitos à população por universidades e por organizações civis e sociais da cidade. As crianças se divertiram com os brinquedos gratuitos e distribuição de pipoca.


Parabéns a todos os envolvidos nesta grande homenagem feita a nossa cidade. O evento foi um sucesso! Texto: Solange Conde/SEDUC – Varginha/MG

12 visualizações