Buscar
  • agenda2030varginha

SEDUC REALIZA CERIMÔNIA DE ENTREGA DO PRÊMIO "AGENDA 2030 FORMANDO PEQUENOS PESQUISADORES"

Atualizado: 7 de Nov de 2019






Na noite desta quarta-feira, 09/10, no Auditório da UNIFAL, foi realizada a cerimônia de entrega do “Prêmio Agenda 2030” aos profissionais de Educação da Rede Municipal de Ensino de Varginha. O prêmio refere-se a uma das ações do programa “Agenda 2030 – Formando Pequenos Pesquisadores na Educação Infantil e Ensino Fundamental” desenvolvido nas Escolas Municipais e CEMEIs desde 2018, e tem como propósito reconhecer os projetos investigativos desenvolvidos nas unidades de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação em Tempo Integral, por meio de práticas transformadoras ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Além dos profissionais inscritos no prêmio e dos representantes das unidades escolares, estiveram presentes à solenidade, o Sr. Antônio Silva, Prefeito de Varginha; o Sr. Vérdi Lúcio Melo, Vice-Prefeito de Varginha; a Sr.ª Rosana Aparecida Carvalho, Secretaria Municipal de Educação; o Sr. Joadylson Barra Ferreira, Secretário Municipal de Meio Ambiente; a Sr.ª Elaine Cristina Biancasteli Amarante, Diretora do Departamento Geral de Ensino da Secretaria de Educação, o Sr. Cláudio Marcírio Vidal Abreu, vereador e representante da Câmara Municipal de Varginha e a Sr.ª Eliete Maria Abraão Benfica, Coordenadora do Programa Agenda 2030/SEDUC, entre outros ilustres convidados e parceiros do programa.


O evento iniciou-se com a apresentação artística dos professores do Projeto Educação em Tempo Integral, Luther Otaviano Silva, no sax, e Daniel de Souza Moreira da Silva, no violão, que encantaram a todos com um repertório musical clássico e inspirador. Para serem homenageados pela participação no prêmio, foram chamados ao palco os integrantes da comissão julgadora, que voluntariamente se debruçaram na árdua tarefa de avaliar e selecionar as melhores práticas realizadas nas instituições escolares em 2019. Também foram homenageados os parceiros que apoiaram as ações de desenvolvimento do programa. Logo após, no ponto alto da noite, foi feita a revelação dos grandes vencedores do Prêmio Agenda 2030. Esta primeira edição contou com 69 produções inscritas. No total, doze trabalhos foram classificados, em quatro categorias. Estes foram os vencedores:


- Categoria 0 a 3 anos: 1º lugar: Selma Shirley Ramos, do CEMEI Maria Amélia De Jesus, com o trabalho “Brincando e aprendendo para a construção de um mundo sustentável” 2º lugar: Cassiana Mendes Leandro, do CEMEI Ieda Carvalho Silva, com o trabalho “Transformando lixo em luxo” 3º lugar: Elisa Cristiane Lelis, do CEMEI Ieda Carvalho Silva, com o trabalho “No meio do caminho tinha uma flor”


- Categoria 4 e 5 Anos 1º lugar: Adriana Meneguci, da Escola Municipal Professora Helena Reis – Caic II, com o trabalho “Alimentação Saudável” 2º lugar: Priscila Moutinho Vilas Bôas, da Escola Municipal Paulo Cândido de Figueiredo, com o trabalho “O Segredo Das Abelhas” 3º lugar: Katiele Moreira Dos Santos, do CEMEI Profª Santusa Maria Rabêlo De Rezende, com o trabalho “As borboletas e o Meio Ambiente”


- Categoria Ensino Fundamental: 1º lugar: Nair Gabriela Silva, da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira, com o trabalho “O Papel Das Minhocas” 2º lugar: Janaína Santos Batista Cardoso, da Escola Municipal José Camilo Tavares, com o trabalho “Lixo: Tornando Nosso Mundo Melhor” 3º lugar: Cileia Nogueira da Silva, da Escola Municipal Paulo Cândido De Figueiredo, com o trabalho “A Cultura Do Café, Ressignificando Experiências Campesinas”


- Categoria Tempo Integral: 1º lugar: Priscila Guimarães Viana Dionísio, da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – Caic I, com o trabalho “Toma lá, dá cá! Quem tem, doa; quem não tem, recebe” 2º lugar: Nathiele Silva Santana, da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – Caic I, com o trabalho “Urucum: Reunindo Saberes” 3º lugar: Stefani Maria de Freitas, do Escola Municipal Professora Maria Aparecida Abreu, com o trabalho “Igualdade de gênero: a contextualização da igualdade de gênero na escola”


A Secretaria Municipal de Educação parabeniza a todos os participantes inscritos no Prêmio Agenda 2030 e congratula os grandes vencedores da noite. Vocês brilharam!


Texto: Solange Conde/SEDUC – Varginha/MG

11 visualizações